Em Lisboa, novo restaurante sugere um mergulho no mar e nas memórias de família

No novo restaurante ÀCosta, localizado junto ao Tejo, em Lisboa, o mar é protagonista de uma ementa que presta homenagem à cultura e à gastronomia portuguesas. É também um regresso à tradicional comida da avó e às memórias de família de Olivier da Costa

INFORMAÇÕES

Fonte:

Em Lisboa, novo restaurante sugere um mergulho no mar e nas memórias de família

No novo restaurante ÀCosta, localizado junto ao Tejo, em Lisboa, o mar é protagonista de uma ementa que presta homenagem à cultura e à gastronomia portuguesas. É também um regresso à tradicional comida da avó e às memórias de família de Olivier da Costa.

Chama-se ÀCosta o novo projeto do Grupo Olivier, na Doca da Marinha, e apresenta um conceito diferente de todos os outros que o chefpreneur já abriu em vários continentes. O peixe é o destaque maior da ementa, a par do marisco, elaborados de modo a revisitar as mais tradicionais receitas portuguesas, com irreverência e um tempero de modernidade. Olivier da Costa criou um “conceito sobre família, partilha, sobre os momentos passados à mesa e as histórias contadas”, refere-se em comunicado. Uma forma de “recordar a avó Maria Luísa, o avô Augusto, a tia Matilde ou o tio Jorge e de lhes prestar homenagem” através de pratos onde não faltam os sabores familiares com que cresceu.

No novo restaurante ÀCosta, Olivier elogia a cultura gastronómica portuguesa com mais de 700 anos mediante uma ementa onde promete exaltar os sabores, com respeito pela tradição. A ementa equilibra-se entre peixe e marisco, havendo também concessões a algumas propostas de carne. Merecem destaque, diz Olivier da Costa, o “Peixe Grelhado”, acompanhado de molho de manteiga com emulsão de limão e ervas, inspirado na receita do seu tio Jorge que fazia pesca submarina e também na tia Matilde, que temperava o peixe com manjericão e com as ervas que tinha à disposição.

A memória de ver o avô a preparar os camarões com alho, azeite, vinho branco, colorau e louro, deu vida aos “Carabineiros À Sr. Augusto”, e a “Mousse de Chocolate” nasceu da altura em que a avó, professora no Liceu Francês, saía da escola e comprava Nougat e Conguitos para preparar uma doce mousse de chocolate para Olivier e para os primos.

Na ementa do ÀCosta encontram-se ainda opções de doses para partilhar. Nas entradas há “Carpaccio de Dourada”, de “Vieiras” ou de “Polvo”, a “Tortilla cremosa de batata, cebola, maionese, tártaro de camarão e caviar”, o “Casco de sapateira recheado” e ainda a “Navalha grelhada com manteiga de alho e ervas”. Nos pratos de peixe e marisco, o “Bacalhau ÀCosta”, para duas pessoas, confitado, é servido no pão com feijão-verde, grelos, cebola e azeitona, o “Gamberini de Camarão”, o Arroz ÀCosta, também para dois, com arroz nero, choco, camarão e tamboril, o “Arroz de Lavangante”, o “Carabineiro ÀCosta”, grelhado com molho beurre blanc, são exemplos de sabores frescos transversais a todo o ano.

Para os amantes de carne, no restaurante ÀCosta, destacam-se o “Chuleton Minhoto maturado”, a “Carne de porco à alentejana”, o “Bife tártaro”, o “Pica-Pau do lombo” ou a “Presa de porco preto” com compota de manga. Já nas sobremesas, encontra-se o “Doce da Casa”, um gelado de iogurte grego, com bolacha Maria e doce de ovos, o “Pão de Ló de Ovar” e o “Leite-creme” queimado. A acompanhar está uma carta de vinhos preparada cuidadosamente com opções nacionais e internacionais, numa vasta oferta que pretende chegar a todo o tipo de público e gostos (preço médio €35).

restaurante ÀCosta (Avenida Infante Dom Henrique, A, Lisboa. Tel. 210522724) abre de terça a quinta-feira das 12h30 às 00h30, sexta e sábado das 12h30 às 02h00 e domingo entre as 12h30 e as 00h30. Encerra segunda-feira.

Olivier da Costa tem, atualmente, restaurantes em três continentes e em sete países, como o Brasil, França, Itália, Reino Unido, Espanha Tailândia e Portugal. Ao longo de mais de 25 anos, foi o responsável por conceitos de gastronomia originais. Atualmente, o grupo conta com oito conceitos diferentes distribuídos por 28 espaços: SEEN Sky Bar Lisboa; SEEN Lisboa, São Paulo, Feira de Santana, Nice, Roma, Bangkok, SEEN Beach Club Tenerife e Koh Samui , Yakuza Lisboa, Algarve, Cascais, Porto, Tenerife e Paris, Clássico Beach Bar, XXL Lisboa e Quinta do Lago, KOB Lisboa e Porto, Guilty Avenida, Parque das Nações, Porto, Tenerife, Londres, Bangkok e Koh Samui, O Savage by DC Brothers está disponível em Lisboa em formato ghost kitchen, através da aplicação de entregas.

Partilhar

Também recomendamos

Notícia

ÀCosta é o novo restaurante de Olivier da Costa na Doca da Marinha, em Lisboa. Neste que é o conceito mais português dos que criou até hoje, o peixe e o marisco são as estrelas e chegam à mesa com a inquietude das ideias do chef, acompanhados de cocktails e boa vista sobre o Tejo.

VER
Notícia

Dez anos depois, Portugal volta a receber o evento que põe nos céus (ou tenta) as mais estranhas “máquinas voadoras”.

VER
Notícia

Não faltou diversão no último dia dos Santos no Tejo. Na Doca da Marinha os foliões disseram adeus à edição 2024 do festival num clima de grande festa

VER